Logo FICLO
sábado — 20/07/2019 — 21h30
Diamantino

Comédia, Drama - Portugal, 2018, M/14, 96 min. V. O. em Português/English Subtitles 

Realização e Argumento: Gabriel Abrantes, Daniel Schmidt 
Fotografia: Charles Ackley Anderson 
Com: Carloto Cotta, Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel 

diamantino.jpg

Diamantino é uma super estrela do futebol mundial, visto até como um dos melhores do mundo, que carrega às costas o símbolo de Portugal no campeonato do mundo. Diamantino é uma estrela que brilha pelo campo todo, ao lado de figuras caninas bem felpudas e gigantes (são aquilo que ele vê no relvado a par das balizas), quando, de súbito perde o seu mojo, o seu brilho, entrando então numa espiral negativa que acaba com a sua carreira da pior forma.

Admirado até então pela sua destreza com os pés e pela esperança que produzia junto do seu país, tornam-se por demais evidentes duas características que se misturam em doses idênticas no desenrolar da história: a sua ingenuidade e a sua ignorância. É desta forma que o ícone internacional inicia uma odisseia delirante de auto-reflexão sempre na busca do propósito da vida, onde se depara com temas sobre os quais nunca antes tinha reflectido: o neofascismo, a crise de refugiados e a modificação genética.

Com Carloto Cotta como protagonista, esta comédia dramática, com a assinatura de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, estreou no Festival de Cinema de Cannes, onde arrecadou o Grande Prémio da Semana da Crítica e o Palm Dog Award (melhor actuação canina num filme). 

2018: Festival de Cannes: Grande Prémio da Semana da Crítica; Palm Dog
2018: Cine Ceará Festival Ibero-americano de Cinema: Prémio Melhor Montagem
2018: Philadelphia Film Festival: Prémio Especial do Júri - Longa-metragem de Ficção 
2018: Portland International Film Festival: Prémio do Júri - Best of Ways of Seeing