|
Thu/quinta — 6/12/2018 — 21h
|
Raiva
|
|
|
|
Drama - PT/FR/BR, 2018, 84 min. - M/14 - V.O. em Português - English Subtitles
Realização: Sérgio Tréfaut· Argumento: Sérgio Tréfaut (adaptação), Manuel da Fonseca (romance) · Fotografia: Acácio de Almeida · Com: Sergi López, Catarina Wallenstein, Adriano Luz
|
Década de 1950. A vida no Alentejo é difícil. Os trabalhadores rurais, sob o domínio dos grandes proprietários, trabalham de sol a sol e o que ganham muitas vezes não é suficiente para alimentar as suas famílias. Uma noite, depois de ser vítima de uma grande injustiça, um homem perde a razão e transforma-se num assassino…
Com realização de Sérgio Tréfaut, “Raiva” é um filme a preto e branco que adapta ao grande ecrã a obra “Seara de Vento” (1958), de Manuel da Fonseca, um clássico do neo-realismo português sobre a pobreza, a opressão e as injustiças sociais que se inspirou num evento verídico acontecido em Beja, em 1930. O elenco, de luxo, conta com Hugo Bentes, Sergi López, Catarina Wallenstein, Rogério Samora, Adriano Luz, Leonor Silveira, Lia Gama, Isabel Ruth, Diogo Dória e Luís Miguel Cintra, entre outros. PÚBLICO
Moscow International Film Festival (2018) - Golden St. George - Nomeado Sérgio
Tréfaut | Filme encerramento do IndieLisboa (2018) | Seleção oficial do Filmfest Munchen, do Festival de Cinema Europeu de Sevilha e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo... | Prémio do público no Festival Periferias (Portugal-Espanha)
|
|
|
Sun/domingo — 9/12/2018 — 20h30
|
VAZANTE
|
|
|
|
Aventura, Drama - PT/BR, 2017, 116 min. - M/14 - V.O. em Português - English Subtitles
Realização: Daniela Thomas · Argumento: Daniela Thomas, Beto Amaral · Fotografia: Inti Briones ·
Com: Adriano Carvalho, Luana Nastas, Sandra Corveloni
|
Em 1821, décadas antes da abolição da escravatura, António (o português Adriano Carvalho) gere uma fazenda que não funciona em Minas Gerais, no Brasil. Quando a mulher morre ao dar à luz a um bebé seu, que também não sobrevive, ele casa-se com a filha menor do cunhado, com quem não pode ter filhos. Ao sair da fazenda para vender escravos e gado, a sua nova mulher começa a dar-se com os escravos, que se tornam a sua companhia até ao momento em que um conflito estala.
Esta dramática co-produção brasileira e portuguesa é a primeira longa metragem a solo de Daniela Thomas, que co-realizou filmes como "Terra Estrangeira", "O Primeiro Dia" e "Linha de Passe" com Walter Salles ou "Insolação" com Felipe Hirsch. Dirigiu também a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016, ao lado de Fernando Meirelles.
PÚBLICO
Berlin International Film Festival (2017) - Panorama Audience Award - Nomeado para
melhor filme | Havana Film Festival (2017) - Grand Coral /First Prize - Nomeado para melhor filme
|
|
|
Thu/quinta — 13/12/2018 — 21h
|
I DON'T BELONG HERE
|
|
Após a sessão, conversa entre Paulo Abreu, Rogério de Carvalho e Miguel Dinis de Oliveira
|
|
Documentário - PT, 2017, 75 min. - V.O. em Português e Inglês - Legendado em Português / English Subtitles
Realização: Paulo Abreu · Argumento: Dinarte Branco, Nuno Costa Santos · Fotografia: Paulo Abreu,
Francisco Rosas · Montagem: Paulo Abreu · Com: Zita Almeida, Tony Brum, Louie de Sousa, Joe Leandro
|
Este filme, parte da ideia de acompanhar a estreia e digressão de I Don't Belong Here, encenado por Dinarte Branco e com a dramaturgia de Nuno Costa Santos, criado a partir da história de um grupo de deportados. Pretende ser uma reflexão e uma chamada de atenção sobre a experiência da deportação, acabando por ser também um filme sobre a natureza humana e a sua capacidade de adaptação
Doclisboa International Film Festival (2017) - Schools Award ETIC - Melhor filme na
competição Portuguesa
|
|
|
Sun/domingo — 16/12/2018 — 20h30
|
FINDING VIVIAN MAIER
|
|
|
|
Documentário, Biografia - US, 2013, 83 min. - V.O. em Inglês - Legendado em Português
Realização e Argumento: John Maloof, Charlie Siskel · Fotografia: John Maloof · Montagem: Aaron
Wickenden
|
Em 2007, John Maloof comprou uma caixa com 40 mil negativos numa leiloeira de Chicago por apenas 380 dólares. Nesse momento, estava longe de imaginar que tinha acabado de tropeçar nos inéditos de Vivian Maier, a ama americana de ascendência francesa nascida em 1926 que, com essas fotos, foi postumamente considerada uma das maiores fotógrafas do quotidiano americanas do século XX. Depois daquele dia na leiloeira, Maloof tentou desvendar o mistério de vida de Maier, que passou mais de 50 anos a tirar fotografias sem que o mundo soubesse da sua existência. Ao pesquisar a sua identidade, a única coisa que ele encontrou foi uma morada que lhe deu algumas pistas sobre as pessoas com quem ela se foi cruzando em Chicago, a cidade onde viveu a maior parte da vida. Mais tarde, juntou-se ao cineasta Charlie Siskel para realizarem juntos este documentário, onde entrevistaram casais que contrataram os serviços dela, adultos que cuidou em criança ou vizinhos que se lembram dela. Nasceu em Nova Iorque, cresceu em França e regressou aos EUA para viver como ama durante 40 anos. Descrita por todos como “muito reservada”, Vivian Maier encontrou a fama depois de morrer, no dia 21 de Abril de 2009, aos 83 anos. Foram três pessoas de quem tinha sido ama que a sustentaram no final da sua vida. PÚBLICO
Festival de Berlim - Panorama (2014)
Oscars - Nomeado ao Oscar de Melhor Documentário (2015)
|
|
|
Thu/quinta — 20/12/2018 — 21h
|
O DIA MAIS CURTO: NOVAS CURTAS PORTUGUESAS
|
|
|
|
Curta- metragens. V.O. em Português/ English Subtitles
Ride > Realização: Paul Bush · 6’ min | Rio entre as montanhas > Realização: José Magro · 10’ min | A barriga de Mariana > Realização: Fernando Mesquita · 19’ min | Agouro > Realização: David Doutel, Vasco Sá · 15’ min | Tudo o que imagino > Realização: Leonor Noivo · 30’ min
|
A curta-metragem portuguesa tem vidno a ser celebrada pela sua qualidade em festivais de cinema de todo o mundo, revelando todos os anos novos e talentosos cineastas. O programa que aqui apresentamos dá a oportunidade de conhecer algumas das novas produções potuguesas dos últimos meses de autores internacionalmente premiados e também de nomes promisssores que se vão afirmando no campo da curta-metragem.
|
|
|
|
|