Saturdays at 11 am. CINEMAS NOS (TAVIRA)
às 11 horas no Cinema NOS de Tavira
Realização e Argumento: Bruno Dumont
Fotografia : David Chambille
Com : Léa Seydoux, Blanche Gardin, Benjamin Biolay
Comédia, Drama/FR, DE, IT, BE/2021/ 134 min
V.O Francês /Legendas em PT
Após um acidente de viação, do qual resulta um ferido, France vê o seu mundo abalado e tenta refazer a vida de forma anónima, mas a fama dificulta-lhe a prossecução desse plano. Bruno Dumont tece uma crítica mordaz ao meio jornalístico, no seio do qual tudo parece fielmente apresentado, mas onde o real é, na verdade, encenado e reconstruído, constituindo-se como o resultado de uma sociedade do espectáculo e do sensacionalismo, na qual o imediato assume o papel principal.
às 11 horas nos Cinemas NOS de Tavira
Realização Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes
Fotografia : Mário Castanheira
Com : Crista Alfaiate, Carloto Cotta, João Nunes Monteiro
Drama/FR, DE, IT, BE/2021/ 102 min
V.O Português / English subtitles
Crista, Carloto e João constroem juntos um borboletário.Partilham o quotidiano na casa, dia após dia.Não são os únicos
Realização e Argumento: Radu Jude
Fotografia : Marius Panduru
Com : Katia Pascariu, Claudia Ieremia, Olimpia Malai
Comedia, Drama/RO, LX, CZ, Uk, /2021/106 min
V.O Romeno, Inglês, Francês, Ruso, Checo /Legendas em PT
A professora Emi vê a sua carreira e reputação ameaçadas depois de uma ‘sex tape’ pessoal ir parar acidentalmente à Internet. Forçada a enfrentar os pais dos seus alunos que exigem a sua demissão, Emi recusa-se a ceder à pressão.
Festival de Berlim - Urso de Ouro
Realização e Argumento: Catarina Vasconcelos
Fotografia : Paulo Menezes
Documentário/PT/2020/101 min
V.O Português /Legendas em EN
A morte de suas mães faz com que Catarina Vasconcelos, a realizadora e seu próprio pai se encontrem em um estado emocional diferente daquele conhecido pela maioria dos pais e filhas.
The passing away of their mothers makes Catarina and her own father meet in an emotional place that is different from the one most fathers and daughters know.
Realização e Argkumento: Mia Hansen-Løve
Fotografia: Denis Lenoir
Com: Mia Wasikowska, Tim Roth, Vicky Krieps
Drama/FR, BE, DE, SE, MX/2021/112 min
V.O Inglês/Legendado em Português
Um casal de cineastas americanos retira-se para uma ilha para escrever os argumentos dos seus próximos filmes, numa peregrinação ao sítio que inspirou Ingmar Bergman. Com o tempo, a realidade e a ficção começam a esbater-se com a paisagem selvagem da ilha como cenário. Seleção oficial do Festival de Cannes 2021, em competição.
Às 11h nos Cinemas NOS de Tavira
Realização e Argumento: Carlos Conceição
Fotografia : Carlos Conceição
Com : João Arrais, Isabel Abreu, Carlos Conceição
Documentário, Ficção Científica/PT, AN/2019/80 min
V.O Português / English Subtitles
Realizado por Carlos Conceição, "Serpentário" é um filme de procura – da mãe, de si próprio, do mundo lá fora – e um objecto que convida ao transe onírico, sonâmbulo; genericamente consistente, desafiadoramente pessoal, que se inscreve na tradição do ensaio contemplativo (podia ser Van Sant, mas sem a opacidade de "Gerry"), do filme autoral que abre uma porta para um mundo diferente. Cabe-nos a nós decidir se queremos ou não acompanhar João Arrais nesta viagem de "road movie" da mente que não tem estradas mas sim areia, poeira e rochas, para chegarmos à arara que encerra os segredos maternais. Jorge Mourinha, PÚBLICO
"Madrugada", de Leonor Noivo (Melhor filme de competição Nacional)
"O Lobo Solitário", Filipe Melo (Prémio do Público da competição Nacional)
"L'Enfant Salamadre, Théo Dégen (Prémio Ficção)
"Madrugada", de Leonor Noivo
Sentindo-se infeliz, e prenunciando a iminência da morte, Maria sonha em silêncio e isolamento com uma regeneração física e emocional, uma madrugada simbólica que lhe permita um (re)encontro com a (sua) natureza. A sua filha Isabel, que acaba de ser mãe, não sabe como se pode aproximar da mãe sem se afastar do seu mundo.
" O Lobo Solitário", Filipe Melo
Numa noite como outra qualquer, Vítor Lobo, o “lobo solitário“, entra na Viva FM, uma estação de rádio “com gente dentro” (como reza o lema), onde conduz o seu programa de conversas noturnas com os ouvintes, uns regulares, outros estreantes. “thriller“ dramático que vive muito de um campo/contracampo invisível, que se constrói a partir de palavras ditas e das imagens imaginadas.
"L'Enfant Salamadre, Théo Dégen
“Era uma vez, um mundo invisível. Nesse mundo perdido viviam monstros e fantasmas, quimeras e lendas, os sonhadores acordados e os que os põem a dormir.” Era o sítio para onde o “rapaz salamandra” queria ir, para que o seu pai não se esquecesse dele. Florian acreditava que podia comunicar com os mortos através do fogo, com o seu pai.
11h no Cinemas NOS de Tavira
Realização e Argumento: Manuela Serra
Documentário/PT/1985/88 min
V.O Português /English Subtitles
"O Movimento das Coisas" é um documentário poético, um dos filmes mais curiosos que nas décadas de setenta e oitenta abordaram o universo rural do norte português. Começado a desenvolver no interior da Cooperativa VirVer, em cujos projetos Manuela Serra trabalhou durante vários anos, só seria concluído algum tempo depois. Contudo, tudo aquilo que terá sido a razão de ser da maior parte dos outros filmes documentais, sobretudo etnográficos, parece ter sido aqui depurado, senão eliminado, gerando outros sentidos. Cinemateca Portuguesa
Premiada no Festival de Mannheim, na Alemanha, e depois em Portugal, no Festróia. A obra, porém, nunca chegou ao circuito comercial português.