Logo FICLO

Saturdays at 11 am. CINEMAS NOS (TAVIRA)

Sat — 9/10/2021

às 11 horas no Cinema NOS de Tavira

 

Realização e Argumento: Bruno Dumont

Fotografia : David Chambille

Com : Léa Seydoux, Blanche Gardin, Benjamin Biolay

Comédia, Drama/FR, DE, IT, BE/2021/ 134 min

V.O Francês /Legendas em PT

france-bruno-dumont-768x466.jpg

 

Após um acidente de viação, do qual resulta um ferido, France vê o seu mundo abalado e tenta refazer a vida de forma anónima, mas a fama dificulta-lhe a prossecução desse plano. Bruno Dumont tece uma crítica mordaz ao meio jornalístico, no seio do qual tudo parece fielmente apresentado, mas onde o real é, na verdade, encenado e reconstruído, constituindo-se como o resultado de uma sociedade do espectáculo e do sensacionalismo, na qual o imediato assume o papel principal.  

Sat — 16/10/2021

às 11 horas nos Cinemas NOS de Tavira

 

Realização Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes

Fotografia : Mário Castanheira

Com : Crista Alfaiate, Carloto Cotta, João Nunes Monteiro

Drama/FR, DE, IT, BE/2021/ 102 min

V.O Português / English subtitles

diarios_de_otsoga.jpg

 

Crista, Carloto e João constroem juntos um borboletário.Partilham o quotidiano na casa, dia após dia.Não são os únicos

Sat — 23/10/2021

 

 

Realização e Argumento: Radu Jude

Fotografia : Marius Panduru

Com : Katia Pascariu, Claudia Ieremia, Olimpia Malai

 

Comedia, Drama/RO, LX, CZ, Uk, /2021/106 min

V.O Romeno, Inglês, Francês, Ruso, Checo /Legendas em PT

ma_sorte.jpg

 

A professora Emi vê a sua carreira e reputação ameaçadas depois de uma ‘sex tape’ pessoal ir parar acidentalmente à Internet. Forçada a enfrentar os pais dos seus alunos que exigem a sua demissão, Emi recusa-se a ceder à pressão.

 

Festival de Berlim - Urso de Ouro 

Sat — 30/10/2021

 

Realização e Argumento: Catarina Vasconcelos

Fotografia : Paulo Menezes

 

Documentário/PT/2020/101 min

V.O Português /Legendas em EN

a_metamorfose_dos_passaros.jpg

A morte de suas mães faz com que Catarina Vasconcelos, a realizadora e seu próprio pai se encontrem em um estado emocional diferente daquele conhecido pela maioria dos pais e filhas.

 

The passing away of their mothers makes Catarina and her own father meet in an emotional place that is different from the one most fathers and daughters know.

 

 

Sat — 20/11/2021

 

Realização e Argkumento: Mia Hansen-Løve

Fotografia: Denis Lenoir

Com: Mia Wasikowska, Tim Roth, Vicky Krieps

Drama/FR, BE, DE, SE, MX/2021/112 min

 V.O Inglês/Legendado em Português

a_ilha_de.jpg

 

Um casal de cineastas americanos retira-se para uma ilha para escrever os argumentos dos seus próximos filmes, numa peregrinação ao sítio que inspirou Ingmar Bergman. Com o tempo, a realidade e a ficção começam a esbater-se com a paisagem selvagem da ilha como cenário. Seleção oficial do Festival de Cannes 2021, em competição.

Sat — 27/11/2021

Às 11h nos Cinemas NOS de Tavira

Realização e Argumento: Carlos Conceição

Fotografia : Carlos Conceição

Com : João Arrais, Isabel Abreu, Carlos Conceição

Documentário, Ficção Científica/PT, AN/2019/80 min

V.O Português / English Subtitles

serpentario.jpg

Realizado por Carlos Conceição, "Serpentário" é um filme de procura – da mãe, de si próprio, do mundo lá fora – e um objecto que convida ao transe onírico, sonâmbulo; genericamente consistente, desafiadoramente pessoal, que se inscreve na tradição do ensaio contemplativo (podia ser Van Sant, mas sem a opacidade de "Gerry"), do filme autoral que abre uma porta para um mundo diferente. Cabe-nos a nós decidir se queremos ou não acompanhar João Arrais nesta viagem de "road movie" da mente que não tem estradas mas sim areia, poeira e rochas, para chegarmos à arara que encerra os segredos maternais. Jorge Mourinha, PÚBLICO

Sat — 4/12/2021
Best of Vila do Conde

 

"Madrugada", de Leonor Noivo (Melhor filme de competição Nacional)

"O Lobo Solitário", Filipe Melo (Prémio do Público da competição Nacional)

"L'Enfant Salamadre, Théo Dégen (Prémio Ficção)

madrugada.jpeg

"Madrugada", de Leonor Noivo

Sentindo-se infeliz, e prenunciando a iminência da morte, Maria sonha em silêncio e isolamento com uma regeneração física e emocional, uma madrugada simbólica que lhe permita um (re)encontro com a (sua) natureza. A sua filha Isabel, que acaba de ser mãe, não sabe como se pode aproximar da mãe sem se afastar do seu mundo.

 

" O Lobo Solitário", Filipe Melo

Numa noite como outra qualquer, Vítor Lobo, o “lobo solitário“, entra na Viva FM, uma estação de rádio “com gente dentro” (como reza o lema), onde conduz o seu programa de conversas noturnas com os ouvintes, uns regulares, outros estreantes. “thriller“ dramático que vive muito de um campo/contracampo invisível, que se constrói a partir de palavras ditas e das imagens imaginadas.

 

"L'Enfant Salamadre, Théo Dégen

“Era uma vez, um mundo invisível. Nesse mundo perdido viviam monstros e fantasmas, quimeras e lendas, os sonhadores acordados e os que os põem a dormir.” Era o sítio para onde o “rapaz salamandra” queria ir, para que o seu pai não se esquecesse dele. Florian acreditava que podia comunicar com os mortos através do fogo, com o seu pai.

Sat — 11/12/2021

11h no Cinemas NOS de Tavira

 

 

Realização e Argumento: Manuela Serra

Documentário/PT/1985/88 min

V.O Português /English Subtitles

o_movimiento_das_coisas.png

"O Movimento das Coisas" é um documentário poético, um dos filmes mais curiosos que nas décadas de setenta e oitenta abordaram o universo rural do norte português. Começado a desenvolver no interior da Cooperativa VirVer, em cujos projetos Manuela Serra trabalhou durante vários anos, só seria concluído algum tempo depois. Contudo, tudo aquilo que terá sido a razão de ser da maior parte dos outros filmes documentais, sobretudo etnográficos, parece ter sido aqui depurado, senão eliminado, gerando outros sentidos. Cinemateca Portuguesa

 

Premiada no Festival de Mannheim, na Alemanha, e depois em Portugal, no Festróia. A obra, porém, nunca chegou ao circuito comercial português.