Logo FICLO
sábado — 14/07/2018 — 21h30
O Sétimo Selo
Det Sjunde Inseglet  //// Centenário do Nascimento do Ingmar Bergman

21h30: Apresentação da sessão pelo invesigador de Cinema e Filosofia, António Rebelo, especialista em Ingmar Bergman

Drama, Fantasia – SE, 1957 – M/12 – 96 min. V.O. Sueco, Latim / English Subtitles / Legendado em Português 

Realização: Ingmar Bergman · Argumento: Ingmar Bergman ·  Fotografia: Gunnar Fischer (B&W) · Com: Max von Sydow,  Gunnar Björnstrand,  Nils Poppe

det_sjunde_inseglet_the_seventh_seal-835408772-large.jpg

Comemoramos o centésimo aniversário de Ingmar Bergman com este clássico do cinema universal. Situado na Europa medieval durante o período da peste negra, conta a história da jornada de um cruzado (Max von Sydow) e do jogo de xadrez que ele joga com a Morte (Bengt Ekerot). Bergman desenvolveu o enredo do filme baseando-se numa peça de teatro de sua autoria, intitulada "Pintura sobre painel".

O Sétimo Selo, com uma estética e um discurso de grande beleza, levanta questões sobre o mistério da vida e da morte. Em todo o trabalho de Bergman há uma evidente preocupação de tipo existencialista, uma inquietação com o nada e o sentido da vida. É palpável como o trabalho de Kierkegaard deixou uma profunda impressão em Bergman.

Segundo o realizador, o filme surgiu "contemplando os motivos das pinturas medievais", porém, livre do historicismo medieval. Para Bergman, Det Sjunde Inseglet "é um empreendimento de poesia moderna, que traduz as experiências de vida de um homem moderno... ".

Sem dúvida, um dos melhores filmes da história do cinema!

1957

Festival de Cannes: 

Prémio Especial do Júri (Ex aequo com Kanal)