sobre nós
Em 2024, o Cineclube de Tavira faz 25 anos de programação regular de cinema!
Ao longo dos anos, para além da programação regular, o CCT organizou exposições, performances, cinema expandido, filmes musicados ao vivo, workshops, menu fílmico, festivais de cinema, entre outros. Durante os verões, desde o ano de 2000, temos vindo a organizar as Mostras de Cinema ao Ar Livre de Tavira. Este evento tem tido um crescimento gradual, atingindo nas últimas edições cerca de 3.500 espectadores.
Em 2019, o Cineclube deu mais um passo na intervenção cultural na região com a organização da 1ª Edição do FICLO [Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão]. Nesta primeira edição destacamos a retrospectiva inédita da realizadora soviética Kira Muratova. Na sua 2ª edição, para além da competição oficial e ciclos, destacamos a Retrospectiva Integral da obra de Albert Serra. A 3ª edição do FICLA (Festival Internacional de Cinema e Literatura do Algarve), realizada em Faro em 2022, desenvolveu-se à volta do tema do corpo e olhar feminino, promovendo o debate entre a exibição de Cinema, Performances, Conversas, Masterclasses e Workshops. Uma vez mais contámos com uma retrospectiva integral e inédita em Portugal da cineasta, poeta e teórica vietnamita, Trinh T. Minh-ha. Convidada do Festival que esteve pela primeira vez em Portugal para falar de toda a sua obra fílmica e de vários dos seus livros.
Conforme a experiência de termos tido durante 3 anos um júri jovem nas últimas 3 edições do Festival de Cinema e Literatura, sentimos a necessidade de criar um programa mais sólido para a formação dos jovens em crítica cinematográfica e programação/curadoria de cinema. “Rising Cinema: Uma nova geração de embaixadores do cinema europeu” resultou de uma candidatura à segunda edição do ‘Collaborate to Innovate’, um programa que pretende fomentar projetos inovadores e colaborativos financiados pela Europa Criativa MEDIA. Esta iniciativa, totalmente gratuita, decorreu em três cidades europeias, duas portuguesas e uma lituana. Sob a orientação de profissionais, a formação englobou 11 sessões de cinema e 11 workshops, num total de 52 horas, como diversos workshops: Linguagem do Cinema, Escrita Criativa, Estética, Dramaturgia, Composição, Programação (de cinema) e Produção de Podcasts.
O Cineclube de Tavira foi o propulsor da primeira mini-rede de cinemas de Portugal (Europa Cinemas), da qual forma parte.